In Book Lover Opiniões Opiniões/Reviews Parcerias

Opinião | "Ketojin - O negociante de amor"

 
 Ketojin - o negociante de amor
de A. Miyajima (Poesia) e A. Mimura (Ilustrações) 
Prefácio: Valério Romão
N.º de páginas: 122 
 

 

 



Sinopse

Ketojin – o negociante de amor é uma obra que junta a poesia de A. Miyajima com o trabalho de ilustração A. Mimura. Um livro que desvenda a paixão de um poeta por uma ninfeta no Oriente distante através de uma poética que percorre um caminho de depuração entre a poesia rigidamente estruturada e a poesia minimalista, haiku.



“É um livro perpassado de uma corrente dicotómica que o polariza entre duas experiências fundamentais: o sexo e a morte (ou, mais adequadamente, a mortalidade).”
Valério Romão, in Prefácio


Opinião:
 
Negociante de amor, é o subtítulo de Ketojin.
Fala-nos de um amor carnal.
Como introdução temos uma ode ao sol, passando depois para pequenos poemas que nos levam numa viagem de um amor, amor esse que nasce, vive e morre.
Composto por textos curtos, exceto os textos iniciais, os restantes são carnais e luxuriantes, e que requerem uma certa interpretação do leitor.
É um livro composto também por ilustrações ( na sua maioria, para maiores de 18 anos ).
Confesso que poesia é um género que me mantenho longe mas li este livro, ficando a apreciar mais o género, e para quem é aprecia este género (poesia), tenho que dizer que este livro é um livro subjetivo, arrojado , e muito bem escrito.
 
Um fator interessante é que os textos apresentados estão pulverizados com palavras e/ou expressões em japonês ( a tradução das mesmas encontra-se no final das páginas).
 
Resumindo, gostei de alguns dos poemas, outros nem por isso, tendo sido uma leitura agradável.
 
 
Classificação:


Related Articles