In Book Lover Opiniões Opiniões/Reviews Parcerias

Opinião | "O Cavalheiro Inglês" de Carla M. Soares

 
O Cavalheiro Inglês 
de Carla M. Soares 

ISBN: 9789897541254 Edição ou reimpressão: 12-2014 Editor: Marcador IdiomaPortuguês Dimensões153 x 234 x 29 mm EncadernaçãoCapa mole Páginas400 Tipo de Produto: Livro ColeçãoMarcador Literatura Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance 
SINOPSE 
PORTUGAL. 1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia. Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados. O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica. Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa. 


 Minha Opinião: 

Primeiramente queria agradecer á Marcador por me disponibilizar o livro para leitura e respetiva opinião.  No inicio do ano coloquei a meta pessoal de ler mais leitores portugueses, pois era uma lacuna na minha vida de leitora. Mas passado ao livro...  
Este é o segundo livro da autora que leio, sendo que o primeiro foi Alma Rebelde (Opinião Aqui).  Senti uma evolução na escrita desde esse livro até este, o que me fez gostar e apreciar mais o livro.  
Este livro conta-nos a história de uma família no século XIX, em um Portugal acabado de ser abalado pelo Ultimato Inglês.  É nos apresentada Sofia, uma das nossas personagens principais, filha de um visconde em falência.  Devido a essa falência, Sofia vê-se confrontada com um noivado indesejado, a um Duque, que pode salvar a sua família Sofia, não é a típica personagem principal, sendo que temos uma personagem bastante humana, com defeitos e qualidades. Uma personagem teimosa ( como se diz, teimosa que nem uma mula ), mimada, e a meu ver um tanto idealista e muito impulsiva. Várias foram as situações onde nos apresenta as suas ideias de uma forma contraditória, ou seja, num momento defende importância da igualdade entre as camadas sociais e os géneros, no outro já está a levantar o queixo, tentado ser superior. Tem muitos ideais, mas que não passam disso mesmo. Tive uma relação de amor-ódio durante toda a história com ela.  
Também conhecemos Sebastião, irmão de Sofia, um rapaz de uma teimosia enorme, rebeldia e uma vontade de agir contra as injustiças de « um regime podre e decadente». Um personagem com ideais bastante convictos, mas que são um pouco reprimidos devido ao seu amor por Ludovina. Mas em certo momento, devido a certos acontecimentos, acaba por cometer algumas ações um tanto quanto condenáveis.  Mas apesar disso, é um personagem que gostei imenso, não só devido ás suas convicções, mas também a sua evolução no decorrer da história.   Gostava de ter visto um pouco mais desta personagem. 
Por fim e não menos importante, conhecemos aquele que dá titulo ao livro, o nosso cavalheiro inglês, Robert Clarke.  
Foi um personagem que gostei muito, devido ao facto de em muitos momentos, ter em torno de si uma aura de mistério. Ao longo da historia vamos conhecendo um pouco de si, mas não o suficiente para o ficarmos a conhecer de verdade.  Um homem rico, inteligente, determinado e, para mim, detentor de várias caras.  Contudo, não esconde o facto de utilizar todos os meios disponíveis, para atingir o que deseja. 
São também apresentadas outras personagens, tais como os pais de Sofia e Sebastião, o duque de AlmosterAmélia, entre outras. 
Achei que no inicio da leitura foi um pouco difícil para entrar, mas depois de passarmos as páginas iniciais, a leitura torna-se mais dinâmica e só queremos saber o que irá acontecer na página seguinte.  
No entanto, achei que no final, a autora nos podia ter explicado melhor o que aconteceu com certas personagens, que a meio do livro desaparecem, um pouco sem nos deixar qualquer informação sobre o que lhes aconteceu. 
Denoto o fato de se evidenciar o trabalho de pesquisa que a autora nos apresenta, para nos desenhar através das suas palavras, a Lisboa e as ruas da cidade do Porto da época, os trajes e os costumes próprios da época.  Um trabalho que tornou a leitura mais enriquecedora e me fez passear pela Lisboa de 1892.  
Espero em breve ler mais da autora, e se possível, adorar tanto ou mais do que gostei dos 2 livros que li até agora.






Leitura com o apoio: 

Related Articles

1 comentários:

  1. Olá :)
    Adorei este livro e cada vez gosto mais da autora. Este foi o primeiro livro que li dela, depois li Alma Rebelde e ontem terminei A Chama ao Vento. Achei que houve bastante progresso de livro para livro, sendo este o meu preferido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar