In Book Lover Opiniões Opiniões/Reviews

Opinião | Cabaret de Lily Prior

Título: Cabaret
Autor(es):Prior, Lily

Pág.: 220
Número: 33
ISBN: 972-53-0306-7
Ano: 2006
Sinopse
A acção deste delicioso mistério cómico, da autora de La Cucina, desenrola-se na década de 1970 e envolve um cabaret decrépito, um ventríloquo desaparecido, o seu boneco – ou seria um verdadeiro anão? – e a sua jovem mulher, cuja única esperança é que o marido nunca regresse. O mistério do desaparecimento do ventríloquo e a relutância que a mulher tem em participar nas investigações da polícia constituem a coluna vertebral desta fantasia original, hilariante, sentimental e cheia de suspense.
Com o humor negro, a imaginação viva e sensual e a perspicácia que lhe são característicos, Lily Prior evoca, com pinceladas brilhantes, a azáfama das ruas de Roma num relato que fará o leitor virar as páginas com entusiasmo e soltar gargalhadas sonoras até ao final da obra.

“Desejo que os leitores possam ver, ouvir, cheirar, saborear, provar e sentir o universo onde se desenrolam as minhas histórias”
Lily Prior

Cabaret é uma história misteriosa na qual realidade e fantasia, tragédia e comédia se misturam constantemente.
Opinião:
Para mim, esta leitura foi uma surpresa bastante agradável, pois era um género fora da minha zona de conforto.
O livro conta nos a história de Freda Lippi (anteriormente Freda Castro) e o desaparecimento do seu mais que tudo papagaio e do marido ventríloquo Alberto Lippi (o qual, ela nem sequer gosta).
E é a partir daí que a história se desenrola.
São nos apresentados 3 tempos, ou seja, o tempo atual, que é quando ocorre o desaparecimento do papagaio e o sequestro do seu marido, sendo o segundo tempo, uma espécie de flashback, onde conta o último dia de vida da mãe de Freda e como esse acontecimento muda a sua vida.
Por último, voltamos ao tempo atual,  onde nos é narrada a restante história a partir do desaparecimento.
Confesso que ao iniciar a leitura deste livro,  estava um pouco receosa pois o género que nos é apresentado (mistério, romance e um pouco de cómico) que é algo fora da minha zona de conforto, mas que acabou por me fazer adorar este livro.
Ri muito com as situações cómicas que esta autora, que foi uma estreia, nos apresenta e também com as situações intrigantes que nos fazem virar a página.
Quanto às personagens que nos são apresentadas, e que são muitas, todas elas têm um certo toque cómico, na minha opinião.
A personagem que gostei mais foi a principal, e aquela que eu gostava que tivesse sido um pouco mais explorada, foi a irmã da personagem principal.
Achei a construção das personagens um pouco apressada demais, mas agradável.
Poderia ter sido melhor, se tivesse reduzido o número de personagens apresentadas e que muitas delas não foram relevantes para a história em si.
Espero no futuro ler mais desta autora, mesmo com o ponto acima referido.
Quanto à minha classificação no Goodreads, dei 4 estrelas, não dando mais devido à  construção das personagens e ao final, que ficou um pouco inconclusivo, mas que nos deixa a pensar.
Classificação:

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário