In Book Lover Opiniões Opiniões/Reviews

Opinião | "O Retrato de Mona Lisa" de Jeanne Kalogridis

O Retrato de Mona Lisa 
Edição/reimpressão:
Páginas:564
Editor:Alêtheia Editores
ISBN:9789896220488

Sinopse: 26 de Abril de 1478. Giuliano de Médici, irmão de Lorenzo, o Magnífico, chefe da poderosa família Médici, de Florença, é brutalmente assassinado.
Dez anos mais tarde, a jovem Lisa Gherardini, com doze anos, ouve a história da morte de Giuliano, sem ter consciência do significado que ela encerra para o seu passado e o seu futuro.
Atraída para o círculo íntimo dos Médici pela sua paixão pelas artes, Lisa apaixona-se pelo sobrinho de Giuliano; mas, quando são obrigados a separar-se, Lisa vira-se para o protegido mais brilhante dos Médici: Da Vinci.
No cenário turbulento da Florença de Savonarola, os dois salvam-se um ao outro, nesta história de amor paralela de reviravoltas infinitas.
O Retrato de Mona Lisa é uma intrincada história de traição, amor e perda, que apresenta explicações - tão evidentes como notáveis - por detrás dos mistérios que envolvem o famoso retrato de Da Vinci.

Opinião:
Esta leitura levou algum tempo a ser concluída devido ao facto do tempo, mas também a uma primeira parte extremamente lenta, parada e um pouco aborrecida.
Cheguei a parar durante vários dias, obrigando-me por vezes a ler, até onde conseguia.
Esta situação acabou por me levar a uma ressaca literária, tendo que recorrer a um dos meus livros preferidos e a um livro em inglês, que acabaram por me fazer sair desta.
Voltei a tentar, chegando finalmente á segunda parte.
Esta segunda parte fez com que estivesse a ler um livro completamente diferente.
Digo-vos já que esta vale por todo o livro, por isso aconselho a terem uma certa paciência. ´
Este livro veio da parceria com a Alêtheia Editores para a opinião de Fevereiro. 
Foi o meu livro de estreia com a autora Jeanne Kalogridis, onde esta nos apresenta uma Florença da época da familia Médici, e a sua interpretação da história por detrás da pintura mais famosa de Leonardo Da Vinci, "Mona Lisa". 

Neste romance cheio de intriga, traição, morte e muito sofrimento, é nos apresentada a jovem Lisa Gherardini, desde o seu nascimento, sendo este marcado e envolvido no meio de traições, conspirações e um assassinato.
O enredo da história começa com Lisa, de apenas 12 anos, a descobrir as circunstancias do seu nascimentos, onde esta acaba por se envolver com a familia Médici.
É a partir daqui que se vê envolvida numa espiral de reviravoltas, começando a fazer parte de uma rede de mortes, sofrimento, intriga e fanatismo.
Lisa e o seu amado Giuliano, que apenas querem viver o seu amor vêem-se envolvidos em esquemas políticos da antiga Florença, e Lisa vê-se obrigada a lutar por aquilo que quer e mais ama.
No meio de tantos acontecimentos e reviravoltas, Lisa conhece o protegido dos Médici, Leonardo Da Vinci, que acaba por pintar o seu retrato, e é aqui que descobrimos o porquê do sorriso tão enigmático e misterioso, que é a característica mais marcante desta obra tão conhecida.
É um romance com um bom fundamento histórico e com um enredo, que a autora criou para prender o leitor do inicio ao fim.
Gostei muito da escrita da autora e da construção das personagens, e sem dúvida que recomendo.
Relembrando que o leitor tem que ter um pouco de paciência com a primeira parte.

Classificação:

Related Articles

2 comentários: