In Authors / Autores Book Lover Opiniões Opiniões/Reviews

Alma Rebelde , Carla M. Soares

Alma Rebelde by Carla M. Soares

My rating: 4 of 5 stars


(PODE CONTER SPOILERS)
Adorei este livro!
Estava já á algum tempo curiosa para lê-lo e nesta semana decidi pegar nele, e que ótima escolha eu fiz!!!
Este livro conta-nos a história de Joana, uma burguesa do século XIX, que se vê noiva de um desconhecido, por parte de um acordo do pai com um nobre,contra a sua vontade.
Com uma educação exemplar e ensinada a ser obediente e nunca discutir decisões tomadas por si, Joana por detrás de uma aceitação calma e obediente de tudo, esconde a natureza da sua alma, uma alma rebelde.

Neste livro temos uma história narrada na 3ª pessoa,onde temos uma variante das narrações, ou seja, temos a narração da história, temos pensamentos íntimos de Joana,as suas entradas no seu diário, cartas escritas por parte das personagens para outras personagens, o que dá ao livro uma dinâmica fantástica.
Com todos estes pormenores,vamos, ao longo do livro, conhecendo Joana muito melhor, sabendo o que realmente pensa, os seus receios, as suas vontades, o que pensa realmente ao que acontece ao seu redor, mas principalmente os seus sentimentos. As cartas também nos dão uma visão do que acontece ao "redor" das personagens e da história em si.

Adorei quase todas as personagens, tirando D.Miguel, pai de Santiago, e D.Armando, mais conhecido como o Velho (quem leu sabe), marido da prima de Joana, que foras as duas das personagens mais desprezíveis que já encontrei num livro.
Joana e Santiago foram sem dúvida as minha favoritas, não só por serem as personagens principais, mas também pelas suas personalidades e peculiaridades,
os seus defeitos.
Um ponto a apontar é que a relação foi um tanto quanto precipitada por parte de Santiago, que nunca tendo acreditado no amor, sendo um tanto libertino e livre, quase que instantaneamente cai perdido de amores por Joana no momento em que a vê, apenas porque ela era mais bonita do que ele estava á espera.
Mas tenho que dizer isto, odeie a forma como ele tratava a rapariga , por Joaninha porque, 1º parecia que estava a falar para uma criança e 2º porque ao chamar-lhe assim parecia que estava a falar com uma irmã ou uma amiga, e não com a futura esposa.
Mas tirando isso acabei por adorar a forma como o romance dos dois evoluiu, e como a história acabou por se desenrolar.
No final, gostava apenas que a autora tivesse explorado um pouco mais a chegada dos personagens ao Brasil, e a forma como se adaptaram nos primeiros dias.
Adorei a escrita da autora. é uma escrita leve e que recomendo imenso.
Estou bastante curiosa para ler o Cavalheiro Inglês e mais algumas obras que a autora publique.




View all my reviews

Related Articles

1 comentários:

  1. já tinha ouvido falar, mas confesso que na altura não me despertou um interesse assim tão grande =P

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar